História

A ideia do Serenamente é resultado da minha formação enquanto Psicóloga mas, também, de um conjunto de vivências e aprendizagens no Oriente (Singapura) ao longo de cinco anos. Foram cinco anos de grande enriquecimento, não só pelas vivências e aprendizagens como, também, por tudo o que dediquei a mim própria. Embora tenha estado longe do meu país de origem (Portugal) consegui encontrar uma forma de estar mais focada no presente e dedicada ao meu crescimento interior, ao encontro com a minha essência/natureza, o que não quer dizer de todo que deixaram de surgir obstáculos, eles continuam e  sempre irão continuar a surgir, contudo a forma de os encarar mudou, o foco tornou-se mais a solução do que o próprio problema. Tento ser consciente e acredito plenamente que, saibamos ou não, somos responsáveis pela nossa própria vida, somos nós que temos a responsabilidade e o poder da nossa felicidade e sempre temos inúmeras escolhas à nossa frente. Encaro a felicidade como o caminho em si e não como situações específicas ou pontuais da minha vida.

No decorrer da minha vivência em Singapura tive contacto com diferentes formas de viver e encarar a prática de meditação, desde formas extremamente intensivas que foram benéficas na altura mas que não fazem parte das minhas escolhas de hoje (quatro horas de meditação diárias durante dois anos que me permitiram chegar ao último nível do curso de meditação), como outras mais simples, práticas e adaptáveis à minha realidade pelo menos. Na minha perspetiva existem diferentes formas de meditar e não existe apenas um caminho.

Tal como existe o SerenaMente encontramos nos dias de hoje inúmeros projetos com os mesmos objetivos e que oferecem outras técnicas e são igualmente benéficas. A ideia é cada um de nós encontrar o caminho/técnicas com que se sente mais confortável, esse será o indicador de que está no caminho certo para si próprio. Contudo, tendo em conta as diferentes experiências de meditação e conhecimentos adquiridos, defendo que a meditação é um bem maior, provado cientificamente, independente da religião ou crenças de cada um. A minha prática consiste num misto de diferentes técnicas, ou seja, sigo várias técnicas e metodologias, aquelas que me permitem sentir confortável na sua prática e que me proporcionam harmonia e serenidade no meu dia a dia.

Regressei a Portugal com a forte vontade de partilhar tudo o que aprendi e desenvolvi em mim. Após um ano a dar aulas de psicologia numa escola profissional em Lisboa, o SerenaMente começou a ter forma no papel. Em 2017 foi apresentado e aprovado por uma escola  pública e respetivas entidades competentes. Estreou-se no ano letivo 2017/18 junto dos 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico e contou com onze turmas. Atualmente tem presença em três escolas públicas. Desde então tem vindo a desenvolver projetos não só junto das crianças como também de profissionais da área da educação.

O Logotipo e suas variações foi desenhado com grande dedicação e profissionalismo  por Maria Gonçalves - Design e Comunicação.

Sê Feliz!!

Diverte-te!!

Sorri!!

Ri com Vontade!!

Desfruta da Vida!!

Aprecia a Simplicidade!!

Contactos

T: (+35) 916101300

geral@serenamente.pt

cs@serenamente.pt