Sobre

O SerenaMente, mais do que o relaxamento, tem como objetivo ajudar a criança e o adulto a ser consciente de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos, sensações, comportamentos. Ajudar a encarar os pensamentos como sendo construções do próprio e as emoções como condutores de reações. O que permite identificar o que se passa consigo mesmo e assim adoptar estratégias e formas de estar e pensar que ajudam a ultrapassar os problemas.

 

Consiste em vários projetos direcionados a crianças e adultos cuja prática passa por técnicas de respiração, relaxamento, reflexão e meditação. Entendendo-se por meditação, momento para ser e estar apenas. Passa por, independentemente da idade, Ser e Estar no aqui e agora, Parar e Gostar de Parar. Sentir e Identificar o que se sente. Identificar para Aceitar e Transformar.

No que se refere às técnicas adoptadas no SerenaMente e considerando as que aprendi e pratiquei em Singapura, as mesmas foram escolhidas tendo em consideração a nossa cultura, como o tempo que temos disponível para nós próprios, bem como os desafios que a sociedade moderna enfrenta. É no equilíbrio que encontramos a estabilidade, deste modo partilhamos técnicas de relaxamento, respiração e meditação possíveis de serem postas em prática nos diferentes contextos. Para obter resultados é necessário disciplina e disponibilidade sim, mas uma disciplina e disponibilidade que requerem 10 a 30 minutos diários para parar e estar consigo próprio.

Screenshot_20201208-090943_Drive_edited_
2017/18