Testemunhos

“Quando cheguei à escola da EB1 da Ericeira, fiquei a saber que uma das Aec para o 1º e 2º anos era SerenaMente. Senti curiosidade em saber em que consistia, pois, o nome suscitou-me curiosidade.

Logo que tive possibilidade questionei a Carla, que logo de imediato se mostrou bastante disponível para explicar e disponibilizou-se para ir à minha sala e fazer uma aula de SerenaMente.

Fiquei bastante entusiasmada, pois adorei o conceito e pensei no que me podia ajudar, quer nas minhas aulas e quer na minha vida pessoal.

Depois da aula da Carla, comecei por iniciar as aulas com as mudras, mas por vezes dava por mim a pensar, “hoje não vou fazer, pois tenho muita matéria para dar”, então não fazia. Mas aquele dia já não corria como eu tinha planeado. Os alunos estavam mais irrequietos, menos predispostos para as tarefas.

As mudras começaram a ser imprescindíveis para as minhas aulas e na minha vida. Os alunos já sabiam que quando chegávamos à sala iniciávamos “com o nosso momento”.  E se por algum motivo não fazíamos, eram eles que me questionavam sobre o porquê de não fazer, ou se podíamos fazer noutro momento.

O ano foi passando e comecei a perceber o quanto aquela aula que a Carla deu na minha sala tinha mudado a minha vida.

No ano seguinte, voltei a ficar colocada na Ericeira, mas não na mesma escola. Lagoa foi o meu destino. Uma turma de 26 alunos, muito ativos e dinâmicos. Foi sem dúvida um desafio! Mas como não sou de ter medo dos meus desafios as mudras foram grandes aliadas. Primeiro estranha e depois entranha. E foi isso mesmo que aconteceu. Os alunos sentiam-se mais calmos, tranquilos, predispostos a aprender e a ouvir.

No ano passado, fiquei no Cento Escolar do Carregado, a minha prática manteve-se. No início, tal como nas outras escolas estranharam, desde alunos a professores, mas depois todos queriam participar e fazer, diziam que ficavam com outra disposição para o dia que iniciava. Devo dizer que fui abordada por alguns pais sobre a forma como iniciava as aulas, porque os filhos chegavam a casa entusiasmados e queriam fazer também à noite com eles aquilo que a professora fazia nas aulas. Fiquei muito feliz, pois a mensagem estava a ser passada corretamente.

Agradeço do fundo do coração, a oportunidade de mudar a minha forma de ser e estar com a ajuda do SerenaMente.”

 

Professora Titular 1º Ano

 

 

“SerenaMente

 

As aulas de Serenamente têm permitido, nos alunos, a tomada de consciência das suas emoções, aprendendo a cuidar delas e a serenar.

Os alunos aprendem técnicas de respiração e mudras, elevando não só a sua consciência corporal como aumentam os períodos de foco e concentração. Gostam de iniciar, diariamente, as aulas com as mudras e, cada vez mais, as vão aplicando no seu dia-a-dia como recurso para gerir os problemas.”

 

Professora Titular 2º Ano

 

"O SerenaMente na Escola

​A par do grande pilar familiar, a escola é a grande responsável pela construção humana de cada indivíduo em formação. A transversalidade das disciplinas toca cada ponto a desenvolver na criança e em particular o “Serenamente”. O Serenamente através do programa que desenvolve potencia na criança capacidades para pensar sobre os valores éticos levando-as a apoderarem-se deles como guias para a construção humana. Os temas escolhidos como Gratidão, Cooperação, interajuda amizade e felicidade entre muitos outros, promovem nas crianças o pensar bem, isto é a ter um pensamento estruturado de forma crítica, reflexiva, criativa e autónoma. Este aperfeiçoamento cognitivo cria nas crianças sólidas estruturas para edificar sociedades cada vez mais harmoniosas. Como professora titular de turma considero esta disciplina, ponto fulcral, para um percurso de vida o mais harmonioso possível." 

 

Professora Titular 3º Ano  

​“O contacto com as mudras que os alunos foram conhecendo nas aulas do SerenaMente começou por ser estranho. Havia alguma vergonha e insegurança na realização das mesmas. No entanto, estas começaram a tornar-se rotina no dia-a-dia da turma.
É o primeiro momento da manhã. Estes momentos trazem-nos serenidade, tranquilidade e melhoram a nossa postura para os desafios que nos são colocados diariamente.
É um momento que os alunos não dispensam e sentem necessidade. É uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem.”

 

 

​Professora Titular 4º Ano

Digitalização_23.jpeg

Trabalhos de Alunos

Sê Feliz!!

Diverte-te!!

Sorri!!

Ri com Vontade!!

Desfruta da Vida!!

Aprecia a Simplicidade!!

Contactos

T: (+35) 916101300

geral@serenamente.pt

cs@serenamente.pt